O Brasil é um dos maiores geradores de resíduos sólidos entre as nações do mundo, dentre eles se encontram os mais diversos segmentos onde os descartes de resíduos são feitos de forma ampla, sem os devidos cuidados técnicos orientados pelas normas ambientais vigentes. A construção civil, os setores hospitalares, radioativos, agrícolas, industriais, mineração e o setor naval são segmentos diretamente afetados que indiretamente aumentam cada vez mais o índice de resíduos sólidos urbanos.
Com a chegada do conceito de economia circular, os projetos sustentáveis das empresas na fabricação de seus produtos, estão tomando um rumo bem diferente, dando importância maior a reciclagem e também a insumos renováveis utilizados nas suas linhas de produção. Com este novo processo industrial, naturalmente as empresas ganham em eficiência e ganham mais espaço para desenvolver produtos mais competitivos.
O fundamento básico de todo o conceito de economia circular é a criação de iniciativas que atendam aos 3rs básicos da economia moderna. São eles: reduzir, reutilizar e reciclar, o que pode tornar em médio prazo um país ecologicamente eficiente, considerando uma grande parte do seu parque industrial.